Passos fáceis de aplicar na estratégia de conteúdo do negócio
Uma das características das startups é ter um modelo de negócio escalável para crescer. No digital, uma das maneiras de fazer isso é através do Search Engine Optimization (SEO).
A otimização para motores de busca é uma estratégia amplamente seguida por profissionais do marketing digital em todo o mundo, uma vez que é a forma mais fácil e orgânica de destacar o site no Google.
Apesar do crescimento no digital de maneira gratuita exigir uma dedicação a longo prazo, é possível aplicar algumas dicas e começar a crescer hoje em dia com SEO para startups. Veja como a seguir:
- Utilize ferramentas de SEO: existem diversas opções no mercado, pagas e gratuitas, para utilizar. Uma das maneiras de começar é testando as próprias ferramentas do Google, como o Analytics e o Trends.
- Tenha um blog para conteúdo de cauda longa: ter um espaço no seu site destinado para conteúdo é uma ótima maneira para utilizar palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio e manter o usuário engajado no site da empresa.
- Crie conteúdos ricos como infográficos e e-books: depois de atrair usuários com os conteúdos de blogs, os infográficos e e-books são uma boa forma de aumentar as visitas, ampliar o tempo de página e gerar potenciais leads.
- Estimule os comentários entre os usuários: ao longo do conteúdo, inclua chamadas para a ação (CTAs) que incentivem o usuário a participar da comunidade e em troca ainda conseguir novos links que direcionam ao seu site (backlinks).
- Estude o que os seus concorrentes estão fazendo: em mercado competitivo com startups no digital, uma forma de se destacar é ver o que outras empresas estão fazendo, aprendendo com os erros dos outros e sair na frente com boas estratégias.