Mais de 33% das empresas pretendem adquirir ou trocar seu ERP até 2026

De acordo com a última pesquisa ‘Panorama Mercado Software 2024’, 33,31% das empresas brasileiras planejam adquirir ou trocar seus sistemas ERP nos próximos dois anos. Para 2024, as prioridades de investimento são:

  • Business Intelligence (BI): 12,2%
  • Indicadores Estratégicos (Dashboards/Balanced ScoreCard): 10,38%
  • Migração para Cloud: 10,15%

A Importância do Business Intelligence

Guilherme Carrullo, presidente da MXM Sistemas, destaca a crescente importância do BI no mercado nacional. Ele afirma que a agilidade na tomada de decisões, proporcionada pela análise detalhada dos dados, é um dos maiores benefícios das soluções de BI integradas ao ERP. O Microsoft Power BI, por exemplo, lidera o mercado com 54,95% de participação devido ao seu visual intuitivo e adaptação às necessidades empresariais.

Satisfação e Frustração com Sistemas ERP

A pesquisa revela dados sobre a satisfação das empresas com seus fornecedores de ERP:

  • Totalmente satisfeitas: 50%
  • Parcialmente satisfeitas: 39,52%
  • Insatisfeitas: 7,5%
  • Satisfeitas acima das expectativas: 4,7%

Em relação à frustração, os resultados são:

  • Raramente frustradas: 28,03%
  • Desconhecem a informação: 25,62%
  • Frustradas com alguma frequência: 24,59%
  • Nunca frustradas: 11,91%
  • Muito frequentemente frustradas: 6,92%
  • Sempre frustradas: 2,93%

Quanto à superação de expectativas:

  • Frequentemente surpreendidas positivamente: 3,7%
  • Sempre surpreendidas positivamente: 2,14%
  • Raramente superadas: 25,96%
  • Superadas com alguma frequência: 24,33%
  • Desconhecem a informação: 23,1%
  • Raramente surpreendidas: 20,77%

Oportunidades para o Mercado de ERP

Segundo Carrullo, há um grande potencial de desenvolvimento no mercado de ERP no Brasil. Ele ressalta que a organização das informações dentro das empresas, facilitada por sistemas ERP, é crucial para o cumprimento de regras de compliance, controle e otimização de processos, além de oferecer insights valiosos. “Dados como esses apontam muitas possibilidades para serem exploradas no sentido de aumentar a satisfação e surpreender os clientes”, conclui Carrullo.

Fonte: SEGS
Rolar para cima
×