De acordo com a última pesquisa ‘Panorama Mercado Software 2024’, 33,31% das empresas brasileiras planejam adquirir ou trocar seus sistemas ERP nos próximos dois anos. Para 2024, as prioridades de investimento são:
- Business Intelligence (BI): 12,2%
- Indicadores Estratégicos (Dashboards/Balanced ScoreCard): 10,38%
- Migração para Cloud: 10,15%
A Importância do Business Intelligence
Guilherme Carrullo, presidente da MXM Sistemas, destaca a crescente importância do BI no mercado nacional. Ele afirma que a agilidade na tomada de decisões, proporcionada pela análise detalhada dos dados, é um dos maiores benefícios das soluções de BI integradas ao ERP. O Microsoft Power BI, por exemplo, lidera o mercado com 54,95% de participação devido ao seu visual intuitivo e adaptação às necessidades empresariais.
Satisfação e Frustração com Sistemas ERP
A pesquisa revela dados sobre a satisfação das empresas com seus fornecedores de ERP:
- Totalmente satisfeitas: 50%
- Parcialmente satisfeitas: 39,52%
- Insatisfeitas: 7,5%
- Satisfeitas acima das expectativas: 4,7%
Em relação à frustração, os resultados são:
- Raramente frustradas: 28,03%
- Desconhecem a informação: 25,62%
- Frustradas com alguma frequência: 24,59%
- Nunca frustradas: 11,91%
- Muito frequentemente frustradas: 6,92%
- Sempre frustradas: 2,93%
Quanto à superação de expectativas:
- Frequentemente surpreendidas positivamente: 3,7%
- Sempre surpreendidas positivamente: 2,14%
- Raramente superadas: 25,96%
- Superadas com alguma frequência: 24,33%
- Desconhecem a informação: 23,1%
- Raramente surpreendidas: 20,77%
Oportunidades para o Mercado de ERP
Segundo Carrullo, há um grande potencial de desenvolvimento no mercado de ERP no Brasil. Ele ressalta que a organização das informações dentro das empresas, facilitada por sistemas ERP, é crucial para o cumprimento de regras de compliance, controle e otimização de processos, além de oferecer insights valiosos. “Dados como esses apontam muitas possibilidades para serem exploradas no sentido de aumentar a satisfação e surpreender os clientes”, conclui Carrullo.
Fonte: SEGS